“Velocidade Controlada por Você”

Comunidade, entidades organizadas, PM e Guarda Municipal se unem, em Rio do Sul (SC), para tentar evitar o avanço dos acidentes de trânsito em áreas urbanas

Os acidentes com vítimas fatais estão deixando de ser realidade apenas em Rodovias Estaduais e Federais. O problema ganhou áreas urbanas também. Foi aí que entidades da cidade de Rio do Sul (SC) como Ampe, Centros de formação de condutores e o grupo de escoteiros Mafeking resolveram conscientizar os motoristas de andarem na velocidade permitida nessas vias.
“As crianças e adolescentes segurando as placas é para os motoristas sentirem como se fossem seus filhos pedindo para que eles andem e respeitem a velocidade máxima por cada via de nossa cidade”, afirma o comandante 13º BPM Carlos Roberto Fogaça.
A mensagem foi transmitida através de placas e entrega de panfletos: “A iniciativa do projeto foi do vereador Jeferson que levou isso até o grupo e até a Polícia Militar para começarmos a campanha. A intensão no próximo ano, se der certo, é estender o projeto as demais instituições da cidade”, disse o chefe escoteiro Antônio Oliveira.
Mesmo com um frio de 3°C lá estava Victoria Schelemper Gonçalves, de 12 anos, que não se importou em sair da cama e ir para a rua conscientizar os motoristas: “É bom para conscientizar, ajudamos a cidade e colaboramos com o projeto do escotismo e polícia”.
A campanha está na 3ª etapa. Na primeira houve palestras e reuniões com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal, na segunda recuperação de placas, e agora é a parte prática de conscientização dos motoristas.
Arilson Silva, é da equipe de apoio dos escoteiros Padre Limberman em Manaus no Amazonas e participou da campanha: “É importante a participação da sociedade, principalmente para o grupo do escoteiro que está participando da conscientização dessa redução de velocidade. E para mim é importante estar vindo de uma região, onde também estamos trabalhando com isso.”
Os motoristas aprovaram: “Acho muito importante porque a partir das crianças estamos aprendendo como devemos nos comportar. E trabalhar a forma correta para não causar nenhum acidente”, disse a motorista Roberta Schelemper.
Segundo a PM de Taió (SC), só neste fim de semana foram registrados 15 acidentes nas estradas do Vale Oeste. Todos com feridos leves e danos materiais.

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.